Precisamos falar sobre etarismo
“O futuro do trabalho tem cabelos brancos (e isso é uma boa notícia)”, no portal Fast Company Brasil e precisamos falar sobre etarismo nas empresas e agências. Porque a sociedade como um todo valoriza mais os jovens, tem a falsa sensação que os jovens tem mais fôlego, que são o motor da economia e acredita que envelhecer é ruim.
Por quê precisamos falar sobre etarismo? Olha isso:
1 – Até 2040, 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos.
2 – 80% das empresas brasileiras não têm políticas especificas e intencionais de combate à discriminação etária em processos seletivos.
3 – O número de universitários com mais de 40 anos em cursos de graduação passou de 28 mil para 600 mil entre 2012 e 2021.
Eu trabalhei 8 anos como Gerente de Marketing, alocada junto com a sala do RH, por questões de limitação física da empresa. Mas, mesmo depois que as limitações foram resolvidas, eu e a Gerente de RH não optamos pela separação porque essa união do MKT + RH (o famoso “#endomarketing” ou #comunicacaointerna) foi muito positiva e a pesquisa de clima organizacional de antes e depois dessa união deixou isso bem claro!
Não tenho um projeto pronto sobre #etarismo para implementarmos na sua empresa ou agência (e quem disser que tem provavelmente está te enrolando! porque o assunto é relativamente novo…). Mas, estou à disposição para falarmos e pensarmos juntos sobre como lidar com esse novo cenário.
“Ah, Mayra, pra você é fácil… você é novinha…”
Aí é que você se engana… tenho 39 anos e estou dentro desta estatística “Até 2040, 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos”.
Envelhecer não é um problema. O problema é ficar parado.